sábado, 27 de abril de 2013



DIA 24/04/13 OS PALHAÇOS PATATI E PATATÁ FIZERAM UM BELÍSSIMO SHOW EM NOSSA ESCOLA, AS CRIANÇAS ADORARAM E OS ADULTOS TAMBÉM, INCLUSIVE EU!
OBRIGADO EQUIPE PATATI PATATÁ PELA ALEGRIA PROPORCIONADA AOS NOSSOS PEQUENINOS!




domingo, 21 de abril de 2013

Planos de aula- matemática/anos iniciais


TRABALHANDO MATEMÁTICA UTILIZANDO BILHETES DA LOTOMANIA E MEGA-SENA


CAPACIDADES:

• Comparar e ordenar a leitura e escrita, de números familiares ou freqüentes.

• Observar critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais 1, 2 mais, dobro, metade, pares e impares, sucessor e antecessor).

• Compor e decompor números.

ATIVIADADES PROPOSTAS:

Primeiramente apresentar os bilhetes à turma e fazer o levantamento dos conhecimentos prévios. Oralmente analisar os bilhetes, observando a sequência numérica, sequência das colunas, números pares, ímpares, sucessores, antecessores, etc...

Dividir a turma em pequenos grupos e pedir que utilizem o material dourado para representar as unidades e dezenas contidas no bilhete. Em seguida propor aos alunos que pintem no bilhete as dezenas na cor verde e a dezena maior de vermelho.

Em outro momento, distribuir novos bilhetes e criar novas possibilidades de registros, como por exemplo, colorir o número correspondente a data do aniversário, ao número de alunos da classe, números pares e ímpares, circular o número que correspondente à uma dúzia etc...

Pode-se também fazer um ditado colorido de números, em seguida propor a escrita por extenso dos numerais ditados , representação desses números no QVL ou pedir que façam a decomposição .


FAZENDO A APOSTA



Fazer a leitura coletiva das informações e regras descritas no verso do bilhete.

Propor às crianças que façam as apostas, marcando 7 números no bilhete. Fazer o sorteio utilizando peças do bingo, após o resultado final os alunos conferem os números sorteados.


Os Bilhetes contribuíram também para o trabalho da consciência fonológica.

A partir da palavra LOTOMANIA listamos rimas e novas palavras.

sábado, 20 de abril de 2013

Projeto de leitura




PROJETO: LER PARA CRESCER


DURAÇÃO: Ano de 2013

PÚBLICO ALVO: 3º ano

RESPONSÁVEIS: Professora Valdirene e bibliotecária

JUSTIFICATIVA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldade de compreensão , interpretação , erros ortográficos e poucas produções significativas dos alunos.

Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto Faz-se entanto necessário.Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam , vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Neste sentido pensamos ser dever, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

2. OBJETIVOS

Estimular o hábito de leitura;

Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.

Estimular o desejo de novas leituras;

Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.



3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO



Iniciar o dia “D” leitura semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infantil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico. Nesse dia o aluno que desejar pode fazer indicação de algum livro para toda a escola, através de murais ou após a hora cívica.

Além do dia “D”, os alunos terão acesso à maleta de leitura com diversos gêneros textuais e um caderno contendo uma ficha de leitura que será preenchida após escolha do livro. Acontecerá diariamente um sorteio que definirá o aluno que levará a charmosa maletinha.

4. RECURSOS

Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, data show, retroprojetor, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..